- Ano: 2013
-
Fotografias:Aedes Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. A vizinhança é composta principalmente de blocos de apartamentos que datam dos anos 70. Os edifícios são grandes, com bastante espaço no meio e muita vegetação. Porque toda a área é construída em um período relativamente curto de tempo e não há muito tempo, que não tem as camadas históricas típicas do centro da cidade. Aqui, a conexão com a natureza é direta o suficiente, o acesso a todas as conveniências da cidade - o suficiente rápido e fácil, o que torna a área agradável para morar. Apesar de que ainda carece de história, (memórias) passado e atmosfera.
O clima na cidade é resultado de dois fatores muito importantes. Por um lado, a conexão com a natureza, que, como já foi dito, é concedido. Por outro lado - o sentimento do passado, os traços das pessoas que estiveram aqui antes de nós, o sentimento de comunidade humana não apenas aqui e agora, mas também no tempo. O sentimento do passado só é alcançada principalmente pelos edifícios.
Aedes Studio define a tarefa difícil de conceber um novo "edifício", um edifício contemporâneo com passado - um edifício que contém opostos. Aedes Studio queria enriquecer o bairro com uma atmosfera de outro tempo, criando algo que o fizesse um flâneur (personagem de Baudelaire - carrinho de criança em Paris) na cidade. Aedes Studio abordou este projeto como se tivessem de revitalizar uma velha parte abandonada da cidade (que é o caso de áreas portuárias e do passado industrial em muitas cidades europeias). Quando esses bairros acordam para uma nova vida, possuem o charme do passado, bem como todas as conveniências contemporâneas. Aedes Studio imaginou como ponto de partida um edifício abandonado de fábrica, que depois de uma renovação torna-se um luxuoso local desejado para a habitação. (Em Sofia esse potencial é realizada pela significativa e antiga "fábrica de açúcar".) Mas como o Aedes Studio não tinha uma fábrica para começar, tivemos que criá-la. Esta é a forma como a sua "fábrica de viver" surgiu, caracterizada por muitas idéias contrárias relacionadas aos termos "velho" e "novo".
A espinha dorsal do conceito é o tijolo - o material que reúne a idéia de velho e novo. Por causa das muitas imagens que se relacionam com ele ao longo dos séculos, o próprio tijolo se desenrola como uma presença rica. É feito de argila, que é assado pelo fogo e é construído à mão, que reúne o calor de todos os três.
A estrutura (velho - novo / ordem harmoniosa - caos dinâmico)
O código do edifício é constituído por uma concha de tijolo perfurado. O contorno deliberadamente segue as irregularidades do local, criando ângulos agudos que aumentam a perspectiva e estabelecem um caráter significativo. As aberturas estão completamente análogas, de modo que se originam a partir de uma estrita grade do tijolo. Em lugares aleatórios que estão faltando ou são substituídas por grandes rompantes de destaque (janelas de dois andares). Quando a parede lisa muda sua estrutura, as mudanças de títulos do Flamengo - a cada segundo tijolo fura meio fora da superfície da parede. Desta forma, a grade em ablanço evolui na terceira dimensão (com um efeito sobre as sombras). Impressões semelhantes moldam as varandas - balanços de metal separados, fechado em três lados por grades. Através de sua proporção eles fazem uma referência ao vínculo Flamengo (neste momento altamente hiperbolizado).
Em grandes orifícios na parede exterior aparecem árvores. Elas cercam o prédio no chão e continuam crescendo nele até o telhado. Desta forma, a influência da natureza aumenta a sensação do tempo passado e do romântico "velho". Como toda "fábrica" comum, esta também tem muitas chaminés em cima. Elas voltam a sofrer a nossa interpretação e são usadas como poços de luz ou como vasos de árvores. No piso térreo, esses elementos fazem uma aparição, também quebrando a linha entre o espaço interior e exterior. Por outro lado, muito se assemelham aos tijolos que saltam da fachada, mas em escala maior. Diferença de escala semelhante é encontrada na relação entre a sala de estar com janelas de dois andares às aberturas comuns.
A escada é o espaço mais altamente hiperbolizado no prédio. Ela representa um eixo de luz enorme, em torno do qual as plataformas para as habitações estão reunidas. Trata-se da mesma camada de tijolo perfurado como as fachadas. Novamente semelhante para os espaços exteriores, a parede de tijolos no interior evolui para uma superfície de chão de tijolo. Este efeito, assim como o feixe de luz e os vasos de árvores criam a sensação, que o chão é uma potencial fonte de material de construção.
Os apartamentos possuem volumes como ilhas (salas) situados distantes da fachada. Isso torna possível para os habitantes perceberem o ritmo da fachada e das aberturas do interior. As salas de estar de altura dupla fazem uma referência aos lofts de Nova York. A escala maior (a partir do interior, assim como do exterior) é deliberada, a fim de melhorar a sensação da função de alterações industrial para residencial. Uma característica muito importante do edifício é o piso de esportes no segundo andar. Em relação aos materiais de construção - é tratada da mesma forma que as varandas marquises metálicas, mas novamente muito hiperbolizado.
O "velho", "abandonado" e mais uma vez descoberta fábrica para morar é um ambiente rico em diferentes aspectos. Ela unifica as vantagens da atualidade, bem como no passado. Desta forma, o edifício não apenas se encaixa nos seus arredores - ele oferece o que falta no bairro - história, passado e memórias.